sexta-feira, 30 de abril de 2010

CARTAS AO PROFESSOR - 2009/2010 - PROJETO PARCEIRO



ESPETÁCULO CARTAS AO PROFESSOR COM SILVIONÊ CHAVES - DIREÇÃO: MARCO ANTONIO GARBELLINI

Encontro Nacional do Sistema Maxi de Ensino
 



O Projeto

A Cia Teatral Matéria vertente começou em 2004 um trabalho destinado exclusivamente a educadores. Trata-se de uma trilogia iniciada com o espetáculo “Memórias de um Educador”.
Em 2008, convidado pelo Sindicato das Escolas Particulares do Estado de São Paulo – SIEEESP, para participar do Congresso Internacional de Educação SABER 2009, iniciou-se o processo para a segunda montagem dessa trilogia: “Cartas ao Professor”.
A pesquisa para esse segundo projeto foi feita pelo professor Silvionê Chaves. Ele realizou junto a vários professores entrevistas, as quais serviram de base para a elaboração do texto. Nelas, discutiram-se temas e o autor solicitou aos entrevistados que lhe mostrassem cartas recebidas de algum aluno.
Além das entrevistas, o professor Silvionê Chaves pesquisou a obra dos seguintes educadores: Paulo Freire, Rubem Alves, Georges Gusdorf, Lídia Maria Riba, Frank McCourt, Hugo Assmann, Tânia Zaguri, Gabriel Gelaya, e Hamilton Wernek.
A partir dessa pesquisa, o autor escolheu 8 cartas, as quais embasam os conteúdos apresentados no espetáculo.
Depois que a primeira versão ficou pronta, ela foi entregue para quatro professoras, cujas vidas foram dedicadas ao magistério, para que fizessem críticas ao texto. São elas: Ana Tereza Naspolini; Suraia Jamal Batista, Maria Elisa Ibrahim e Sueli Guerato. A partir dessas críticas, foi elaborado um novo texto que durante os ensaios passou por uma nova reformulação para atender às necessidades da encenação. Portanto, esse texto é um produto coletivo do autor com essas educadoras.

CONTATOS E MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE: WWW.SILVIONECHAVES.COM
 

Nenhum comentário: